Co)))ltrane combina força do Sunn O))) e emoção de Coltrane

a4166086311_10
Mashup também na arte: a mais icônica imagem do Sunn, e o Santo Coltrane (Foto: Reprodução/The Vamacara)

A internet tornou possível o encontro do saxofone de John Coltrane com as paredes sônicas do Sunn O))). Sob o pseudônimo de Nickk Dropkick, um canadense criou quatro mashups dos dois artistas. O resultado é o EP Co)))ltrane, que faz um sentido surpreendente, dando ares totalmente novos ao jazz de um e ao drone de outro.

O efeito sobre o drone é de desconstrução. Em sua forma natural, a repetição monótona do Sunn O))) nos induz a uma espécie de hipnose. Ouvimos 20 minutos de música pra saber aonde a música vai terminar, mesmo sabendo que não vai acabar em lugar nenhum. Unido aos improvisos e arranjos do maior saxofonista tenor que este mundo já viu, o drone atrai por criar uma paisagem pessimista e surreal para os sopros e teclas. O quarteto de Coltrane é um sonho, o mashup com o Sol é um pesadelo.

Não só na musicalidade, mas traços completamente diferentes da trajetória dos músicos também são postos em choque. Na década de 70, poucos anos após sua morte, Coltrane foi considerado santo por uma igreja de São Francisco (EUA). Quem diria que seu saxofone combinaria com o sacro em sua forma mais conservadora, e também com cerimoniais mais obscuros?

800px-coltranechurch1k
Em São Francisco,  Coltrane virou santo e elementos do jazz foram incorporados às músicas e orações (Foto: Freimut Bahlo)

Características dos dois gêneros são mantidas: o mashup ainda tem um ar fortemente ambiental – evidente em Peace for Bathory Erzehet, sobreposição de Peace on Earth e Bathory Erzsébet, onde os ruídos do duo são acompanhados por longos improvisos de piano, criando uma atmosfera perfeita de filme de terror ou algo assim. Depois, o saxofone de John dá ares menos assombrosos mas igualmente tristes ao fechamento da canção.

Alabaman Caveman (Alabama + Unorthodox Caveman) é a abertura, servindo primariamente para nos situar a respeito do que virá. O saxofone é o lead, acompanhado por arranjos de piano, mas sobretudo pelas guitarras altas e quase incompreensíveis de uma das mais conhecidas canções do duo.

3585398110_8df1654c6f_b
Atmosfera densa do Sunn O))) admite influências jazzisticas sem problemas (Foto: Frédéric Minne/Flickr)

Agharthan Ascension 1/4 é a que talvez traga o mais perfeito equilíbrio dentre os mashups de Co)))ltrane. Solos de sax de Ascension adquirem um ar ameaçador quando colocadas lado a lado de uma base de Aghartha. O drone, por sua vez, vê no instrumental dinâmico uma maneira mais simples e rápida de transmitir emoções.

Alice’s Stardust, em geral, tem uma carga jazz maior, que não sofre tantas interferências das melodias esquisitas do duo americano. Alice, colossal faixa de Monoliths and Dimensions, provavelmente foi escolhida como source por ser uma homenagem à musicista de jazz Alice Coltrane. Além de compor, tocava piano e foi uma das poucas tocadoras de harpa do jazz. Seu trabalho com as cordas inspirou a criação da faixa. Ela foi a segunda esposa de John.

Apesar de preceitos da música drone existirem desde sempre, Coltrane provavelmente nunca chegou nem perto de ouvir sons próximos ao que Stephen O’Malley e Greg Anderson viriam a fazer no Sunn O))). Mas a recíproca não se aplica: além de fãs de Alice, os dois admiram o jazz de forma geral, citando influências como Miles Davis, John McLaughlin, Weather Report, e, claro, John Coltrane. Talvez por isso Co)))ltrane seja uma combinação tão agradável de forma praticamente imediata.

Co)))ltrane foi lançado em 5 de janeiro de 2016, pelo duo Vāmācāra, de Ontario – Canadá. Está disponível para stream e por compra por qualquer preço. Uma faixa extra está apenas no YouTube. A dupla tem diversos outros trabalhos com a temática black metal experimental/ambiental, todos disponíveis no Bandcamp.

 

 

Um comentário em “Co)))ltrane combina força do Sunn O))) e emoção de Coltrane”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s