Stoned Union Doom lança coletânea para divulgar underground nacional

sud
Stoned Union Doomed Compilation é um tributo aos sons arrastados do Brasil (Corte em Reprodução de arte da SUD)

A Stoned Union Doomed lançou mais uma coletânea dedicada à música chapada brasileira. É a Stoned Union Doomed Compilation, que reúne 30 bandas em três horas de música. São artistas de várias vertentes desse tipo de som, desde as bandas mais psicodélicas até as lentas e arrastadas.

O capitão deste barco é Gustav Zombetero, que organizou esta e outras coletâneas à frente do Arrastado e Desacelerado, blog em que escreve sobre música. O Wall of Yawn trocou uma ideia com ele a respeito de divulgação, e da produção independente brasileira de modo geral.

Esta não é a primeira coletânea organizada pelo site. Em outros anos, houve duas edições da Stoned Brazilians Compilation, e duas da Doomed Brazilians Compilation. Estas coletâneas se diferenciavam por dividir as músicas entre as mais ‘chapadas’ e as mais lentas e tristes.

Capa - Doomed Brazilians Comp. I

O compromisso com os temas Liberdade e Independência tornaram a SUD uma das páginas mais conhecidas entre o restrito grupo que ouve stoner/doom. “A liberdade está relacionada à exploração de sonoridades”, conta ele. “Independência porque todas as bandas são, e a SUD também é”. Fazem parte dos interesses do site tudo o que diga respeito à esta cena, desde bandas nacionais às internacionais, e outras manifestações artísticas relacionadas.

O Facebook é a principal arma para encontrar estas bandas. Grupos como o Stoner Rock Brasil, por exemplo, apresentam material de todas as partes do Brasil (e do exterior também) diariamente. É extremamente raro sons que se enquadrem na proposta da SUD (que é a mesma do Wall of Yawn, diga-se) alcançarem reconhecimento mainstream.

Capa - Stoned Brazilians Comp. II

“Pega uma revista de banca e procura alguma resenha de sons lentos/chapados. As chances de encontrar algum asno falando asneiras é grande, isso acaba prejudicando o leitor cabaço que não entende porra nenhuma mas fica interessado no som”, exemplifica, ressaltando a importância de espaços dedicados a este tipo de sonoridade.

Assim, na falta de gente especializada em veículos de maior alcance, alternativas independentes de divulgação se tornam ainda mais importantes. Os corres são organizados por Gustav no tempo livre. Ele é graduado em Processos Químicos e se envolveu de forma mais aprofundada com as bandas a partir de seu gosto musical.

arrastado e desacelerado blog

“Rolê engatinhante”

Não falta espaço só na imprensa, mas também no próprio meio musical. “Conseguir encontrar instrumentos de qualidade e produtores que entendam desse tipo de som não é que nem encontrar nóia na Cracolândia”. Obviamente, isto não significa que não há qualidade na produção, por mais que estes sons ainda sejam estranhos à maioria das pessoas. Lembramos de Saturndust Pantanum como bandas que alcançaram reconhecimento no underground nacional e internacional.

“Geralmente as bandas Brasil afora tocam para elas mesmas, porque o público é praticamente inexistente”, lamenta. Mas, como ele mesmo descreve, é um gênero praticamente restrito e engatinhante. E se engatinha, há sinais de lenta evolução. Podemos citar a Abraxas neste processo, que nos últimos anos trouxe Radio Moscow, Mars Red Sky, Jeremy Irons and the Ratgang Malibus, Kadavar e The Flying Eyes para o Brasil.

Frutos da divulgação independente também já são colhidos. O Rock do Deserto, evento promovido pelo movimento de bandas MURRO, em Belo Horizonte, se iniciou através de uma das coletâneas da SUD. Então, na minha opinião, não há motivos para não crer no crescimento e profissionalização dos adeptos da música chapada. Gustav torce para que “esta triste realidade oxalá um dia se torne coisa do passado”. O que você acha?

Para baixar todas as coletâneas da Stoned Union Doomed de forma totalmente gratuita, é só clicar nos links abaixo. Em tempo: todas as fotos foram gentilmente cedidas pelo Gustav. 

SUD Compilation

Stoned Brazilians Compilation I

Stoned Brazilians Compilation II

Doomed Brazilians Compilation I

Doomed Brazilians Compilation II

2 comentários em “Stoned Union Doom lança coletânea para divulgar underground nacional”

  1. Texto foda!
    Só um detalhe: o MURRO não é um coletivo (: É um movimento de bandas. O organizador e criador responsável pelo Rock do Deserto é o Merlin, junto com a Deserto Elétrico (www.desertoelétrico.com).

    😀

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s